A primavera é das estações do ano mais romantizadas nos livros e nos filmes, não é verdade?
De facto é uma estação muito bela! As árvores voltam a ter folhas, as flores florescem, as aves regressam e tudo fica mais colorido, cheiroso e bonito… Os dias são mais longos e mais quentes. Também as condições meteorológicas têm tendência a melhorar.
Tudo isto resulta numa alegria imensa e uma vontade incontrolável de sair de casa para passear.
Vamos passear por Portugal?

O que é um equinócio?
Antes de começarmos o nosso passeio vamos saber mais sobre o que é a primavera. As estações do ano são divididas em solstícios e equinócios. Os equinócios são a primavera e o outono. A definição da palavra equinócio é nada mais, nada menos, noites e dias iguais. Isto é, no dia em que começa cada um dos equinócios, a duração do dia é muito semelhante à duração da noite.
As estações do ano só existem porque, para além do planeta Terra girar em volta de si mesmo, gira também em torno do Sol. Mas acima de tudo porque tem uma inclinação de cerca de 23 graus. E assim surge a primavera. No caso de Portugal, como está no hemisfério norte, esta estação ocorre entre os meses de março e junho.

Mas como é a paisagem?
A paisagem primaveril é diversa. Se no outono chegam os amarelos, os laranjas e vermelhos, que nos dão aconchego nos dias frios, a primavera traz o renascimento! Ainda que uma grande parte da paisagem já seja dominada por eucalipto e pinheiro, ainda temos muitas espécies autóctones de árvores, por exemplo, que ganham nova vida com a chegada da primavera.
Árvores como as amendoeiras, as cerejeiras, essencialmente as árvores de fruto, começam a florir no início de março, cobrindo a paisagem de branco e cor-de-rosa. Como não sorrir quando vemos estes apontamentos de beleza tão pura?
Depois desta fase inicial de muita flor e aromas quentes e doces, chegam os tons mais verdes. Depois da flor, as folhas ganham mais espaço, e começamos a ter os deliciosos frutos. Já para não falar da maravilhosa sombra que nos proporcionam nos dias mais quentes!

Ainda que a flora seja a mudança que nos salta mais à vista, a fauna também tem muito para nos dar! Com o regresso da primavera, regressam também as espécies migradoras. São centenas as espécies de aves que escolhem outros países para passarem o inverno e que regressam na primavera para passarem cá a primavera e o verão! É aqui que escolhem ter as suas crias e prepará-las para em setembro/outubro fazerem a primeira longa viagem de volta a África.
Para além do regresso destas populações, temos também o surgimento de novos membros nas diferentes famílias! Muitos animais refugiam-se nas suas tocas para se protegerem do frio do inverno, voltando a sair só quando chegam a primavera e os dias quentes. E uma grande parte deles, já saem com os seus filhotes! Não há dúvidas que a primavera é sinónimo de beleza e rejuvenescimento! Qualquer que seja a altura, a paisagem é diferente e vale sempre a pensa usar um pouco do nosso tempo para parar e contemplar!
O que podemos fazer se visitarmos Portugal na primavera?
Portugal tem uma oferta muito vasta de atividades possíveis, tudo depende das memórias que queremos levar para casa! A primavera, para nós, é um convite para regressarmos à natureza, através de caminhadas. Podemos fazer percursos perdestes simples, mas melhor ainda é podermos fazer percursos com guias ornitólogos e biólogos que nos vão ensinar muito sobre as aves e os diferentes habitantes das florestas! Mas podemos também fazer uma caminhada fotográfica, para eternizar estes momentos de beleza extraordinária!
Se o seu registo é mais aventureiro, nada tema! Temos muitas atividades de outdoor para dar uma injeção de adrenalina e o conectar à natureza! Esta é uma época onde aconselhamos mais visitas à natureza para relaxar, conectar e ganhar novas energias!