7 DIAS NO CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA

IMERSÃO NA ESPLÊNDIDA NATUREZA NO CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA

A mais alta serra do Portugal continental e reconhecido Geoparque mundial pela UNESCO.

Um percurso estonteante de várias caminhadas guiadas por um biólogo experiente, num dos espaços naturais mais elevados e representativos das montanhas de Portugal. Um mergulho na natureza autêntica entre bosques, vales glaciares, lagoas, praias fluviais, socalcos agrícolas, aldeias históricas e rurais, rios e ribeiras, cascatas… ao encontro da vida selvagem e das tradições locais… Uma viagem por lugares ainda desconhecidos, verdadeiros tesouros naturais para despertar emoções, rejuvenescer e também contactar com pessoas e tradições agrícolas, artesanato e a gastronomia serrana.

Nível de conforto : 3 / 5 (Hotel de charme)

Nível de dificuldade: 3 / 5 (Moderado a Difícil)

Itinerário sugerido

(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento, …)

SEIA: porta de entrada para a mais imponente e extraordinária das Serras de Portugal, a Serra da Estrela. 

Hospedagem e jantar: Em Seia, no Lobos Village (Alojamento de charme 3 estrelas)

Elevação máx. 1725 m – Elevação min. 1570 m 

A Lagoa Comprida é a maior das lagoas do planalto central da Serra da Estrela. Foi construída a partir de uma lagoa natural e é atualmente o principal reservatório de água da Serra da Estrela. O antigo lago glaciar foi aproveitado para fazer uma das maiores barragens para fornecimento elétrico na região.

Nave Mestra: um tesouro em forma de nave gigante a não perder! Um cenário maravilhoso onde predominam pastagens de altitude, águas puras e cristalinas, rochas de granito e uma das mais inusitadas casas da serra. Um verdadeiro paraíso!

Passagem por várias lagoas encantadoras ao longo do percurso.

Praia fluvial de Loriga: Para relaxar, no fim da caminhada, transfer para a praia fluvial de Loriga (16km)

Um espaço natural de grande beleza, em plena natureza, que recebe as águas puras, cristalinas e frias da Ribeira da Nave. 

Almoço: Restaurante O Vicente, em Loriga

Hospedagem e jantar: em Lapa dos Dinheiros, nas Casas do Lapa (Hotel & Spa 4 estrelas)

Elevação máx. 1992 m – Elevação min. 826 m

Garganta de Loriga: De origem glaciar, este vale oferece uma paisagem imponente com grande quantidade de blocos de rochas, vestígios do enorme glaciar que ocupou a Estrela e se deslocou ao longo deste vale. Neste percurso, vemos uma sucessão de depressões tais como o Covão Boieiro, do Meio, da Nave e da Areia, onde se destacam várias espécies de fauna e flora raras e típicas da paisagem de montanha. 

Torre: A Torre é o ponto mais alto de Portugal Continental, com 1993 metros de altitude. Aqui encontramos esta uma verdadeira Torre de 7 metros de altura, erigida no reinado de D. João VI para completar a altitude da Serra aos 2 000 metros de altura.

Este local oferece um panorama impressionante sobre a fabulosa paisagem constituída de vales e rochedos, águas azuis dos rios e lagoas circundantes da Serra da Estrela. Qualquer que seja a estação do ano, este lugar oferece um espetáculo memorável.

Transfer de táxi até Loriga para voltar para a carrinha. 

Transfer até Penhas da Saúde 30.4 km

Almoço: piquenique 

Hospedagem e jantar: em Penhas da Saúde, na Pousada da Serra da Estrela (Hotel 4 estrelas)

Transfer de Penhas de Saúde até Covão d’Ametade. 

Com 13 kms de extensão, estamos num dos maiores vales glaciares da Europa, um paraíso natural sobre os vestígios da última época de glaciar. 

Paisagem feita de blocos de rocha granítica, e no fundo do vale temos o azul das águas atormentadas do Rio Zêzere, o verde dos pastos e rebanhos de ovelhas e cabras sempre com os seus fieis cães de guarda, os Serra da Estrela, uma raça característica desta montanha. Teremos também os tradicionais abrigos da serra feitos de pedra com telhados em colmo de palha de centeio. 

A inestimável biodiversidade com espécies de flora e fauna raras e específicas faz deste espaço um lugar de extraordinária beleza que nos deixa sem palavras! 

Covão d’Ametade

Uma antiga lagoa glaciar de beleza incomparável, a nascente do rio Zêzere, um lugar dos mais românticos e mais mágicos da Serra da Estrela, incontornável para os amantes da Natureza.

Manteigas

Vila situada no vale do Zêzere no meio duma paisagem de muitos encantos, Manteigas, com suas casas brancas, é famosa pela sua indústria têxtil. Nesta aldeia é utilizada a lã fornecida pelos rebanhos de ovelhas.  

Almoço: piquenique

Hospedagem e jantar: em Manteigas, no Vila Galé Serra da Estrela (4 estrelas)

Manteigas: Visita privada da Burel Factory

Uma empresa têxtil portuguesa que deu nova vida a Manteigas recuperando a antiga fábrica da Lanifícios Império e as suas máquinas do século XIX. Esta fábrica produz o burel, um tecido de lã tradicional e famoso em todo o país.

Assistir ao trabalho de tecelagem destas máquinas antigas começando do fio até ao produto final e observar o trabalho manual de cada colaborador torna-se um extraordinário momento artesanal e cultural.

Almoço: Restaurante em Manteigas

Manteigas: Caminhada na Rota das Faias (8 km) Nível fácil

Qualquer que seja a estação, caminhar na Rota das Faias é viver momentos de grandes emoções pela beleza desta densa floresta de faias, plantada pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do século XX.

Viver esta caminhada em particular no outono quando as cores da vegetação, ao longo do percurso, nos aquecem os olhos e o coração de tons vermelhos, laranja, amarelo, castanho… é um passeio romântico e encantador na natureza da Serra da Estrela

Transfer para Lapa dos Dinheiros (36.3 km)

Hospedagem e Jantar : em Lapa dos Dinheiros, nas Casas do Lapa (Hotel & Spa 4 estrelas)

Lapa dos Dinheiros:

Conta-se que a grande riqueza e variedade de comida oferecida pelo povo a D. Dinis (que ali parara para pernoitar) impressionou tanto o rei que logo perguntou: “Como conseguiram um jantar tão farto?”. “Com os nossos dinheiros”, responderam os anfitriões. Desde aí o nome de Lapa (construída sobre a rocha) transformou-se em Lapa dos Dinheiros.

Parar para refrescar na praia fluvial é um momento muito agradável.

Caminhada dos Cornos do Diabo (13 km – circular) Nível moderado.

Uma caminhada ao longo do canal de Ponte de Jugais e da Ribeira da Caniça, repleta de deslumbrantes paisagens de árvores, rochas e linhas de água. Os Cornos do Diabo são uma grande rocha granítica com cerca de 6 metros de altura, tendo no topo duas aguçadas pontas que fazem lembrar uns cornos.

Almoço: Restaurante O Albertino

Linhares da Beira

Visita a esta aldeia histórica medieval do século XII construída de granito e de grande harmonia arquitetónica. Um passeio fora do tempo pelas ruas sinuosas e paredes de pedra, até ao seu castelo medieval do qual sobraram apenas o recinto definido por duas torres com vários pisos.

Jantar e hospedagem: em Linhares da Beira no INATEL Linhares da Beira (Hotel Rural de charme)

Para acabar a estadia, relaxamento na praia da Costa Nova e passeio tranquilo de moliceiro na linda cidade beira-mar de Aveiro.

Costa Nova

Famosa pelas suas casinhas às riscas coloridas, estas construções eram palheiras utilizadas originalmente pelos pescadores da zona para guardar os materiais de pesca. Ao longo do tempo foram sendo convertidas em pequenas casas de veraneio. 

Almoço: com vista para o mar

Aveiro

Uma das mais belas cidades da Costa de Portugal, situada entre o mar e a Ria, atravessada por múltiplos canais. Aqui vive-se com tranquilidade ao ritmo da pesca, dos moliceiros (embarcação típica da Ria de Aveiro), das praias e seus areais… da vida das aves que aqui vêm parar ao longo de todo o ano…

Hospedagem e jantar: em Aveiro

Transfer de Aveiro até ao aeroporto do Porto para o regresso a casa.

Inclui

– 7 noites em hotel de charme em quarto duplo com pequeno-almoço incluído
– Almoço (piquenique) para os dia 3 e 4 de caminhada
– Transporte durante todo o programa assim como o transfer Ida e Volta para o aeroporto do Porto
– Acompanhamento por um guia (português, inglês) experiente e apaixonado pela natureza e pela Serra da Estrela durante toda a viagem.

Não inclui

– O bilhete de avião
– Seguro de viagem / médico / repatriamento
– Extras / gorjetas / despesas pessoais
– Seguro de cancelamento/interrupção da estadia/perda de bagagem e assistência
– Todo o que não está no tópico “inclui”

Pode privatizar esta viagem nas datas à sua escolha, apenas para si e para os seus companheiros de viagem. Para uma viagem privada, o preço depende do número de participantes, da escolha dos hotéis, da data desejada e da duração. Neste caso, recomendamos que entrem em contacto diretamente conosco e teremos todo prazer em conversar consigo sobre os seus desejos.

Em época alta, os nossos guias e os hotéis podem não estar disponíveis. Se desejar a garantia de um guia e dos hotéis da sua escolha, recomendamos que antecipe na medida do possível a sua reserva de programa.

Pontos de interesse

Lagoa comprida, Covão dos Conchos, Loriga, a Torre da Serra da Estrela, Covão d’Ametade, Manteigas, Linhares da Beira, Aveiro

Atividades

Caminhadas, visita a aldeias

Atividades Opcionais

Visita da Padaria Loripão (Loriga), visita a uma queijaria tradicional (Manteigas), visita do Museu Natural da Eletricidade de Seia (São Romão)

Dormida

7 noites em hotéis de charme e turismo rural

Transporte

Carro alugado

O Guia

Emanuel, o nosso explorador ornitólogo

Com o Emanuel, biólogo explorador e ornitólogo, aprenderá a reconhecer várias aves através do seu canto, voo, e comportamento, mas também as árvores e plantas mais típicas da Serra da Estrela.

Preço para este itinerário:
1 995€ por pessoa
(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento, …)

na base de 4 pessoas:
– 7 noites e 6 dias completos
– quarto duplo
– Alojamento em hotéis de charme
– Transporte
– Pequenos-almoços incluídos

7 DIAS NO CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA | SóPraSi