ESCAPADINHA POR TERRAS TRANSMONTANAS

UMA VIAGEM QUE O LEVA ATÉ UMA DAS ZONAS MAIS AUTÊNTICAS E POUCO CONHECIDAS DE PORTUGAL

É uma viagem gastronómica, cultural, histórica, que nos leva até ao coração do Nordeste de Portugal

Esta escapadinha foi pensada e criada para que possa descansar na tranquilidade do interior de Portugal, enquanto conhece um pouco mais da história portuguesa, enquanto desfruta de paisagens bonitas e saboreia comidas deliciosas.

Nível de conforto : 4 / 5 (Hotel de Charme)

Nível de dificuldade: 2 / 5 (Fácil a Moderado)

Itinerário sugerido

(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento, …)

Levantamento do carro e viagem até Mirandela

 

Dependendo da hora a que chega a Portugal, pode ainda ter tempo para começar a conhecer a cidade de Mirandela.

Mirandela: Mirandela é famosa pelas suas saborosas alheiras, mas há mais atrativos além da ótima gastronomia! É uma cidade rodeada de natureza e algum património histórico.

Por aqui, viajamos no tempo. Somos levados de volta à terra. As pessoas são genuínas e falam das suas origens, da sua terra, com muita paixão no olhar. 

Visitar Mirandela é comer bem, ver paisagens bonitas e encher o coração de boas experiências.

 

Alojamento em Mirandela

Depois de uma noite de descanso, sugerimos que passe o dia a conhecer Mirandela e arredores.

 

Aldeia de Jerusalém do Romeu:  É uma aldeia pequena, pitoresca, no meio da natureza. Também é conhecida por “Aldeia das Rosas”, já que há uma grande quantidade destas flores nesta aldeia. 

Grande parte da história de Jerusalém do Romeu deve-se à história da família Meneres. Esta família investiu na agricultura e criou condições para o desenvolvimento da localidade, sendo que, ainda hoje são pilares fundamentais desta aldeia.

 

Museu da Oliveira e do Azeite: Trás-os-Montes é conhecida pela produção de azeite. Em Mirandela pode visitar o Museu da Oliveira e do Azeite onde vai poder conhecer mais sobre esta arte tão antiga. O Museu da Oliveira e do Azeite, está instalado nas antigas instalações da Moagem Mirandelense que é uma peça de arqueologia industrial, mesmo que modesta, que mostra a passagem do tempo e da história.

 

Almoço em Mirandela

 

Aproveite a tarde para explorar mais um pouco da cidade de Mirandela e as suas povoações vizinhas.

 

Alojamento e jantar em Mirandela

Macedo de Cavaleiros: Macedo de Cavaleiros é uma cidade que fica no coração do Nordeste Transmontano. Tem muita riqueza natural, mas também muito património histórico e procura preservar o melhor que pode as suas tradições.

 

Visitar Macedo de Cavaleiros, e toda a região de Trás-os-Montes, é também ter a oportunidade de conhecer a rica e variada gastronomia, com a carne de vitela e os enchidos, os pratos de caça, os cogumelos, as casulas secas e os grelos, as castanhas, o excelente vinho e um azeite de qualidade mundial. A tradição de saber acolher é enriquecida pela simpatia das suas gentes.

 

Trilho Quercus: se o tempo o permitir, recomendamos o Trilho Quercus. Este trilho é de dificuldade baixa, e permite-lhe conhecer o património natural da envolvente do Azibo de Macedo de Cavaleiros.

 

Museu de Arte Sacra: Este museu tem um espólio bastante completo, resultante de um vasto trabalho de recuperação do património cultural em 2004. A coleção é de um período de mais de quinhentos anos, dos séculos XIV ao XX, e reúne exemplos de escultura, pintura, artes gráficas, ourivesaria e metais.

 

De destacar também a sala de exposições temporárias que acolhe diferentes expressões artísticas ao longo de todo o ano.

 

Casa do Careto: Todos os anos, os “diabólicos” Caretos – rapazes mascarados com trajes de franjas coloridas, caras de nariz pontiagudo feitas de lata ou couro e chocalhos à cintura – percorrem as ruas fazendo barulho e metendo-se com as pessoas que passam, sobretudo com as raparigas.

 

É animação garantida. O espírito de união que se sente é fabuloso!

Um dos carnavais mais típicos de Portugal e imperdível!

 

A casa do Careto é um museu que conta e honra a história deste carnaval.

 

Almoço em Macedo de Cavaleiros

 

Alojamento e jantar em Mirandela

Vila Flor: Vila Flor não é o nome original desta localidade. O rei D.Dinis, após visitar este local, ficou tão encantado com tamanha beleza que decidiu que passaria a chamar-se Vila Flor.

Vila Flor tem um vasto património arquitetónico e cultural e é uma referência pela excelência dos seus produtos agrícolas, já que possui no seu território uma das terras mais férteis de toda a região transmontana, Vale da Vilariça. 

Recomendamos que se deixe levar e se perca pelas ruas e vielas deste local, e que suba até ao Miradouro da Nossa Senhora da Assunção para que tenha a oportunidade de desfrutar de uma vista panorâmica, e onde pode visitar o santuário com o mesmo nome.

Museu Municipal Drª. Berta Cabral: Este museu possui mais de 3000 peças, ofertas de habitantes locais. É constituído por colecções de pintura, arqueologia, etnografia, artesanato africano, arte sacra, numismática e medalhística.

 

Almoço em Vila Flor

 

Está na hora de regressar ao Porto e voltar para casa.

Inclui

– 3 noites em hotéis de charme em quarto duplo com pequeno-almoço incluído

– Aluguer de viatura

 

Não Inclui

– O bilhete de avião

– Jantares e almoços
– Seguro de viagem / médico / repatriamento
– Extras / gorjetas / Despesas pessoais
– Seguro de cancelamento/Interrupção da estadia/perda de bagagem e assistência.
– Todo o que não está nas inclusões

Pode privatizar esta viagem nas datas à sua escolha, apenas para si e para os seus companheiros de viagem. Para uma viagem privada, o preço depende do número de participantes, da escolha dos hotéis, da data desejada e da duração. Neste caso, recomendamos que entrem em contacto diretamente conosco e teremos todo prazer em conversar consigo sobre os seus desejos.

Em época alta, os nossos guias e os hotéis podem não estar disponíveis. Se desejar a garantia de um guia e dos hotéis da sua escolha, recomendamos que antecipe na medida do possível a sua reserva de programa.

Pontos de interesse

Mirandela, Aldeia de Jerusalém do Romeu, Museu da Oliveira e do Azeite, Macedo de Cavaleiros, Museu de Arte Sacra, Casa do Careto…

Atividades

Caminhadas

Alojamento

Hotéis  de charme, hotel

Preço para este itinerário:
238 € por pessoa
(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento …)

na base de 2 pessoas:
– 3 noites e 4 dias
– Quarto duplo
– Alojamento em hotéis de charme, hotéis
– Pequenos-almoços incluídos

ESCAPADINHA POR TERRAS TRANSMONTANAS | SóPraSi