NOS PASSOS HISTÓRICOS DE PORTUGAL

UMA VIAGEM NO TEMPO, CHEIA DE CULTURA E TRADIÇÃO, NOS PASSOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL, ATRAVÉS DAS CIDADES QUE DEIXARAM A MAIOR MARCA NO PAÍS

Uma viagem no tempo, cheia de cultura e tradição, nos passos da história de Portugal, através das cidades que deixaram a maior marca no país

Uma viagem de 9 dias do Porto a Lisboa, passando pelas cidades emblemáticas da história de Portugal que mais têm contribuído para a formação do país. Viajará dos tempos antigos para os tempos modernos, passando pela Idade do Ferro. Uma viagem cheia de cultura e tradições, durante a qual aprenderá mais sobre as origens de Portugal e a sua evolução até aos dias de hoje.

Nível de dificuldade: 1 / 5 (Fácil)

Nível de conforto : 4 / 5 (Hotel de charme)

Itinerário sugerido

(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento, …)

Chegada ao Aeroporto de Francisco Sá Carneiro – Porto

Alojamento e jantar no Porto

Porto: Outrora conhecida como Portus Cale, foi o Porto que deu o seu nome a Portugal! 

Segunda cidade mais populosa do país, é mundialmente conhecida pelo seu vinho, as suas pontes, a sua arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico classificado como Património Mundial da UNESCO, as tripas à moda do Porto e muito mais…

Deve ser visitada pelo seu papel na história, sobretudo económica, que, graças ao desenvolvimento da atividade marítima e comercial, levou a cidade à cabeça da indústria portuguesa de construção naval.

É no século XVI que o vinho do Porto ganha importância e contribui para o desenvolvimento da cidade, nomeadamente com a assinatura do Tratado de Methuen, que estabelece importantes relações comerciais entre Inglaterra e Portugal.

É, por exemplo, muito interessante visitar o Palácio da Bolsa, um monumento central nas trocas comerciais da época.

 

A não perder: 

Ponte D. Luís I: Graças à expansão do comércio e ao aumento do trânsito entre o Porto e Vila Nova de Gaia, cidades separadas pelo rio Douro, a ponte D. Luís I foi construída entre 1881 e 1886. Esta ponte, com cerca de 385 metros de comprimento, oferece uma vista deslumbrante do Douro e da cidade.

 

Estação de São Bento: É no átrio da estação que poderá observar os azulejos decorados, que retratam a história de Portugal. Instalados no início do século XX, cobrem uma superfície de cerca de 550 m2 e representam sobretudo factos passados no Norte do país.

 

Cais da Ribeira: Um dos lugares mais antigos e intimamente ligados à história do Porto. Fazem parte do Centro Histórico da cidade e são Património Mundial da UNESCO. Na Idade Média estavam no centro das atividades comerciais, um lugar rico de história e de cultura.

 

Noite no Porto

Actividades previstas:

Manhã: Visita guiada no Porto mais desconhecido (meio dia)

Tarde: Visita à adega Vasconcellos, degustação de qualidade

 

Noite no Porto

Guimarães: Primeira capital de Portugal, é uma cidade medieval que teve um papel crucial na formação do país e que já tem quase um milénio desde a sua criação.

As suas ruas e monumentos respiram a história e encantam quem as visita. O seu castelo está sensivelmente ligado às origens do país e foi o local de residência do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Visitando o castelo como uma fortaleza, vai viajar no tempo, na época das batalhas medievais.

 

Atividades previstas: 

  • Visita guiada à cidade, acompanhada de um guia especializado em história, com ênfase nos seguintes lugares:
    • O Castelo de Guimarães, antigo local de residência do rei
    • O Convento Santo António e a Igreja de São Miguel: uma das mais antigas igrejas do país, e onde foi batizado D. Afonso Henriques
    • Praça de São Tiago e Largo da Oliveira, uma praça medieval de grande encanto
    • O Paço dos Duques de Bragança: lugar de residência dos Duques de Bragança
    • Degustação de iguarias feitas no convento (tradicionais da região) – Pasteleria Clarinha

 

Opcional: 

  • Museu Casa da Memória de Guimarães ( traçando a história de Portugal)
  • Museu Martins Sarmento (objetos históricos)
  • Museu Martins Sarmento (objetos históricos)
  • Monte da Penha (para a vista)

 

Noite em Guimarães

Guimarães: deslocação para Lamego (1h20; 119 km)

 

Lamego: É a cidade onde tiveram lugar as lendárias «Cortes de Lamego», reuniões das assembleias dos Estados e reinos. D. Afonso Henriques foi proclamado rei de Portugal e foram estabelecidas as primeiras «Regras à Sucessão ao Trono» do Reino.

No topo do Monte Santo Estêvão encontra-se o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios (Santuário da Nossa Senhora dos Remédios), classificado como monumento de interesse público em Portugal. Um modelo impressionante com um estilo barroco que domina a cidade e oferece uma vista excepcional das redondezas.

 

Lamego → Deslocação para Viseu (1h; 61,5 km)

 

Viseu: Viseu está estreitamente ligada à fundação de Portugal, tendo o primeiro rei, D. Afonso Henriques, lhe atribuído uma grande importância estratégica e comercial. 

Mas foi muito antes da fundação de Portugal que o mítico guerreiro Viriato, ao liderar as tropas lusitanas contra os romanos, deu à cidade um papel crucial contra as invasões romanas.

A muralha de Viseu testemunha verdadeiramente a história romana e o papel político, económico e militar da cidade. Os vestígios arqueológicos encontrados perto da muralha, não foram movidos e são observáveis revelando a história como um museu ao ar livre.

 

Tarde: Visita livre de Viseu

 

Viseu → Deslocação para Coimbra (1h15; 93 km)

 

Coimbra: É considerada a cidade da cultura, pois foi aqui que foi fundada a primeira universidade de Portugal, atualmente classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Coimbra, segunda capital do país, desempenhou um papel importante na fundação do Reino e na sua independência.

Vai descobrir através de monumentos, uma das histórias de amor mais belas e trágicas, a de D. Pedro de Portugal e D. Inês de Castro…

Assim, sereis arrebatados ao ritmo do fado, esta expressão musical única no mundo, tocada e cantada pelos estudantes da universidade e símbolo da identidade da cidade, que vos demonstrará todo o seu romantismo.

 

Noite em Coimbra

Conímbriga: Cidade antiga, terá a oportunidade de passear pelas ruínas, testemunhas da época romana que foi extremamente marcante para a história.

Trata-se da cidade mais bem preservada de Portugal, as suas muralhas estão quase intactas e os mosaicos, fundações de casas e banhos públicos são a verdadeira marca do engenho artístico e manual da época.

Durante a visita ao museu poderá aprender mais sobre a cidade e o seu povo, mas também observar os objetos descobertos durante as escavações arqueológicas, que também estão em muito bom estado.

 

Manhã: Visita guiada das ruínas de Conímbriga


Tarde: Visita livre da Universidade de Coimbra e da Biblioteca Joanina

 

Universidade de Coimbra: A Universidade de Coimbra é a primeira de Portugal e uma das mais antigas da Europa. Foi criada por D. Dinis, o Rei Poeta, no antigo Palácio Real. Este lugar está cheio de história e testemunhou numerosos acontecimentos e reinos portugueses. Uma verdadeira maravilha histórica que vos revelará a herança cultural e artística deixada pelos reis portugueses.

 

Biblioteca Joanina: É um dos exemplos mais notáveis de arte barroca portuguesa e uma das bibliotecas mais ricas da Europa. Foi construída em 1728, em três andares, o nobre, o intermediário e a prisão académica. Durante a sua visita poderá admirar esta obra-prima adornada com folhas de ouro e pinturas de cores vivas.

 

Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: Este mosteiro foi fundado em 1132, durante o reinado de D. Afonso Henriques, por um grupo de Cónegos de Santo Agostinho. A sua história está intimamente ligada à de Portugal, pois contribuiu para a afirmação política de Coimbra na formação do reino. Tendo participado na sua evolução, foi o lugar de descanso que escolheu D. Afonso Henriques. Ficará impressionado com o interior do mosteiro decorado com azulejos barrocos e coberto de enormes arcos de ogivas.

 

Noite em Coimbra

Coimbra → Deslocação para Tomar (1h; 78.3 km)

 

Tomar: Também conhecida como a cidade dos Templários, foi o seu refúgio de 1159 a 1312, e depois o da Ordem de Cristo por mais de cinco séculos (1312-1834).

É nesta cidade, na posição estratégica para a defesa do reino, que foi construído o Convento de Cristo, um monumento de grande riqueza arquitetónica, que era o dispositivo militar mais moderno e avançado do reino, inspirado nas fortificações da Terra Santa.

É muito agradável passear pelas ruas da cidade pelo seu charme e riqueza artística, cultural e histórica.

 

Manhã: Tomar e visita ao castelo e da cidade + almoço

Tarde: partida para Lisboa e visita livre da cidade

 

Tomar → Lisboa (1h30 ; 138 km)

 

Noite em Lisboa

Lisboa em 1 dia e meio: Oferecemos uma viagem no tempo através dos eventos históricos mais importantes desde a sua criação até aos tempos modernos. Vai descobrir os monumentos, edifícios e grandes personagens que marcaram e atravessaram as eras com uma parte de autenticidade e alma. Vai entender o seu papel e importância no desenvolvimento e expansão económica, cultural e social, tanto a nível nacional e mundial, para cada época emblemática. Irá caminhar pelos passos de romanos, muçulmanos, espanhóis e portugueses… Praticamente, vai passear pelas principais ruelas e estradas enquanto aprende com os nossos especialistas historiadores nos bairros de Alfama, Bairro Alto, Baixa, Chiado, Belém e Parque das Nações…

 

Noite em Lisboa

Partida para o aeroporto

Inclui:

– 8 noites num hotel de charme num quarto duplo 

– Almoço no dia 3

– Aluguer de automóveis para toda a estadia

– Acompanhamento por um guia especializado (português, inglês, francês) com paixão pela história de Portugal, nos dias 3 (½ dia), 4 (dia), 6 (½ dia) e 8 (dia)

Não inclui:

– Bilhete de avião

– Refeições

– Seguro de viagem / saúde / repatriamento  

– Extras / gorjetas / despesas pessoais

– Cancelamento / interrupção / perda de bagagem e seguro de assistência.

– Tudo o que não está incluído

Pode privatizar esta viagem nas datas à sua escolha, apenas para si e para os seus companheiros de viagem. Para uma viagem privada, o preço depende do número de participantes, da escolha dos hotéis, da data desejada e da duração. Neste caso, recomendamos que entrem em contacto diretamente conosco e teremos todo prazer em conversar consigo sobre os seus desejos.

Em época alta, os nossos guias e os hotéis podem não estar disponíveis. Se desejar a garantia de um guia e dos hotéis da sua escolha, recomendamos que antecipe na medida do possível a sua reserva de programa.

Pontos de interesse:

Porto, Guimarães, Lamego, Viseu, Coimbra, Conímbriga, Tomar, Lisboa

Atividades:

Visitas guiadas a monumentos e cidades

Atividades opcionais:

Visitas a museus em Guimarães (Museu Casa da Memória de Guimarães, Museu Martins Sarmento, Museu da Agricultura)

Alojamento:

8 noites em hotéis de charme

Transporte:

Aluguer de carro

Os Guias:

Temos um grupo de guias especializados e experientes que o vão acompanhar em momentos chave desta descoberta de Portugal em família! São pessoas apaixonadas por dar a conhecer Portugal a quem nos visita.

Preço para este itinerário:
1426 euros por pessoa, com base em 4 pessoas
(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento, …)

– 8 noites e 9 dias

– Quarto duplo

– Alojamento em hotéis de charme 

– Transportes

– Atividades, visitas guiadas

NOS PASSOS HISTÓRICOS DE PORTUGAL | SóPraSi