TREKKING AO LONGO DO TRILHO DOS PESCADORES – COSTA VICENTINA DE PORTUGAL

TREKKING AO LONGO DO TRILHO DOS PESCADORES - COSTA VICENTINA DE PORTUGAL

Uma extraordinária viagem de conexão com a Natureza, pelas paisagens costeiras entre mar, dunas, falésias, bosques e aldeias piscatórias pitorescas.

Trekking com um guia experiente pelas paisagens e natureza da Costa Vicentina de Portugal num percurso de cerca de 184 km. Um dos percursos mais estonteantes e apaixonantes de Portugal começando em São Torpes, na Costa Alentejana, e acabando em Sagres, no Algarve. O percurso é feito sempre junto ao mar ao longo das praias, dunas, falésias, caminhos bordados por arbustos cheirosos, inúmeras aves singulares, aldeias pitorescas e tradicionais…
Entre o esforço e o conforto, uma aventura no meio da natureza totalmente rejuvenescedora e cativante!

Nível de conforto : 3 / 5

Nível de dificuldade: 3 / 5 (Moderado a Difícil)

Itinerário sugerido

(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento, …)

Depois de chegar ao aeroporto de Lisboa, vamos diretamente a São Torpes, ponto de partida deste trekking.

Saímos da praia de São Torpes até Porto Covo, uma linda povoação de pescadores, com pequenas casas brancas, com janelas e portas bem coloridas. Esta aldeia foi recuperada pelo Marquês de Pombal depois do terramoto de 1755.

Uma longa caminhada difícil, mas deslumbrante pelos areais das extensas praias, rodeados pelas rochas das falésias, a beleza das dunas com a sua vegetação de mil cores, águas azuis e pontos de água doce, provenientes da serra por caminhos subterrâneos a que deram o nome de Milfontes.

Uma caminhada mais curta, para relaxar um pouco e deixar-se levar pelas emoções, despertar todos os sentidos, apreciar a paisagem, a fauna e a flora típicas dos sapais, juncos… o voo das aves ..

Ao longo destas dunas as falésias altas e escarpadas com cores incrivelmente avermelhadas pelo óxido de ferro e à volta delas podemos admirar o voo das aves que aqui vêm nidificar…

Caminhamos pelas praias até Azenha do Mar, onde se encontra um porto de pesca pitoresco. Neste troço do percurso, chegando à Ponta em Branco, a vista da praia de Odeceixe é de cortar a respiração.

Deixamos a costa alentejana de sul-oeste para entrar na Costa do Algarve. A partir de Aljezur entramos numa área que foi dominada durante muitos séculos pelos árabes que deixaram claros traços da sua cultura com casas de cores branco imaculado da cal e o verde intenso, caminhos estreitos e sinuosos. Ao longo deste percurso, caminharemos por matos dunares repletos de arbustos aromáticos cheirosos, por campos agrícolas, por pinhais … Aljezur também é a zona de predileção dos pescadores à cana que se arriscam pelos rochedos em zonas perigosas até encontrar o sítio ideal que trará mais peixe.

Passamos pelo Ribat da Arrifana, um convento-fortaleza islâmico, ocupado por monges guerreiros no século XII. Foi um convento-fortaleza, dedicado à oração e vigilância da costa.

Neste percurso, as falésias atingem cerca de 100 metros de altura, exibindo estratos rochosos impressionantes.

Neste percurso as formações rochosas impressionantes e as praias de extrema beleza como Amado, Murração e Manteiga, deixam-nos estonteados.

O litoral de Cabo de São Vicente (o ponto mais sudoeste da Europa) e Sagres é bastante impressionante, com as suas imponentes falésias atingindo 40metros. Esta área foi classificada Reserva Biogenética de Sagres por abranger uma biodiversidade extraordinária. Entre várias grandes belezas da natureza do litoral destacam-se as aves marinhas das quais algumas protegidas e raras fazem desta área um paraíso para os amantes de observação de aves (birdwatching).

Aqui acaba a viagem extraordinária pela Natureza da Costa Vicentina, com os pulmões cheios de oxigénio, os olhos repletos de magníficas imagens, o olfato pleno de cheiros marinhos, e as pernas soberbamente revigoradas.
Um percurso que fica na memória de todos os nossos sentidos!

Inclui

– 11 noites em hotel de charme ou casas rurais em quarto duplo com pequeno-almoço incluído
– Almoços numa seleção de restaurantes de gastronomia típica e alguns piquenique no meio da Natureza
– Transfer Ida ao Aeroporto de Lisboa
– Transfer Volta ao Aeroporto de Faro
– Acompanhamento por um guia (português, inglês) experiente em Trekking e apaixonado pela natureza

Não Inclui

– O bilhete de avião
– Seguro de viagem / médico / repatriamento
– Extras / gorjetas / Despesas pessoais
– Seguro de cancelamento/Interrupção da estadia/perda de bagagem e assistência.
– Todo o que não está no tópico “inclui”

Pode privatizar esta viagem nas datas à sua escolha, apenas para si e para os seus companheiros de viagem. Para uma viagem privada, o preço depende do número de participantes, da escolha dos hotéis, da data desejada e da duração. Neste caso, recomendamos que entrem em contacto diretamente conosco e teremos todo prazer em conversar consigo sobre os seus desejos.

Em época alta, os nossos guias e os hotéis podem não estar disponíveis. Se desejar a garantia de um guia e dos hotéis da sua escolha, recomendamos que antecipe na medida do possível a sua reserva de programa.

Pontos de interesse

Porto Corvo, Vila Nova de Mil Fontes, Almograve, Zambujeira do Mar, Odeceixe, Aljezur, Arrifana, Carrapateira, Vila do Bispo, Sagres

Atividades

Trekking

Dormida

Hotéis de charme, casas rurais

Transfer

Transfer Ida e Volta para o aeroporto

O Guia

David, o nosso parceiro profissional de Trekking

Amante da Natureza com grande enfoque nos valores de sustentabilidade e valorização dos recursos de Portugal.

Preço para este itinerário:
2 470 € por pessoa
(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento …)

na base de 4 pessoas:
– 11 noites e 12 dias
– Quarto duplo
– Alojamento em hotéis de charme, casas rurais
– Transporte
– Pequenos-almoços, almoços e piquenique incluídos

TREKKING AO LONGO DO TRILHO DOS PESCADORES – COSTA VICENTINA DE PORTUGAL | SóPraSi