VIAGEM DE 3 DIAS DE CAMINHADA PELO ALTO DOURO VINHATEIRO

3 DIAS DE CAMINHADA PELA NATUREZA, TRADIÇÃO E CHARME DO ALTO DOURO VINHATEIRO

Caminhada guiada pelas vinhas em socalcos e aldeias do Alto Douro Vinhateiro, com uma paisagem de cortar a respiração, classificada pela UNESCO como património mundial. Venha descobrir a região vinícola mais antiga do mundo e que ficará nas suas memórias para sempre!

Ao longo deste percurso de 3 dias irá caminhar com um guia local experiente e apaixonado pelo Douro, numa natureza de grande beleza com vinhas, olivais, amendoais, nogueiras e também zonas de pinheiros e eucaliptos. Irá visitar uma quinta produtora de vinho de Porto e Favaios, viver uma prova de vinho generoso, saborear pão cozido à moda tradicional, apreciar a rica gastronomia local, conhecer várias casas brasonadas com história e observar a majestosa e deslumbrante paisagem do Alto Douro Vinhateiro, única no mundo!

Nível de dificuldade : 3 / 5 (Moderado a Difícil)

Nível de conforto : 4 / 5 (Hotel de charme)

Itinerário sugerido

(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento, …)

Hospedagem num hotel de charme e jantar no centro de Pinhão.

Uma caminhada ao longo do rio Pinhão, com uma maravilhosa e impressionante vista panorâmica das vinhas em socalcos e do rio! 

Pinhão : Centro nevrálgico da região demarcada do Vinho do Porto. Encontram-se aqui várias quintas produtoras de grandes vinhos classificados. A estação dos caminhos de ferro do Pinhão é famosa pelos seus 24 painéis de azulejos, que reproduzem as paisagens do Douro e os trabalhos na época das vindimas

Passagem por São Cristóvão do Douro, Provesende, Vilarinho de São Romão.

Sabrosa: Aldeia com várias casas senhoriais, brasonadas das quais podemos apreciar a Casa dos Pereiras onde nasceu Fernão de Magalhães, construída no séc. XV e a Casa dos Barros Lobo do séc. XVIII antigo solar brasonado da família Barros Lobo (séc. XVIII). 

Em função da hora de chegada a Sabrosa, possibilidade de Visita do Museu dedicado a Fernão Magalhães, navegador português a realizar a primeira viagem de circum-navegação ao globo, de 1519 a 1522. Uma visita lúdica com um pouco de história na época dos Descobrimentos!

Almoço: piquenique

Jantar e hospedagem: na Casa dos Barros Winery Hotel by Vintage Theory

Caminhada descendente em direção ao rio Pinhão passando pela aldeia de
Soutelinho, Favaios, uma aldeia típica do Douro, famosa pelo pão de trigo e pelo vinho Moscatel.

Alijó: Num eixo territorial que era fronteira entre os cristãos e árabes, Alijó foi destruída por várias vezes até ser abandonada. A partir do século XII graças aos forais concedidos por D. Sancho II, D. Afonso III, e por D. Manuel (século XVI), Alijó recomeçou a viver. O concelho de Alijó é famoso pela sua gastronomia regional, pelos seus vinhos, e em especial o célebre Moscatel de Favaios. 

Em função da hora de chegada a Alijó, Visita ao Museu do Pão e do Vinho de Favaios e Visita a uma padaria tradicional

Almoço: piquenique

Jantar e hospedagem: na Pousada do Barrão de Forester, a única Pousada de Portugal na Região Demarcada do Douro. Um local carregado de história, homenagem a Joseph James Forrester, empresário inglês, radicado em Portugal durante o século XIX, nomeado barão pelo rei D.Fernando II como reconhecimento da sua dedicação à valorização do Douro e do Vinho do Porto.

Caminhada através das vinhas, visita às aldeias anteriores e ao magnífico rio Douro. 

Visita, da Quinta da Avessada, primeira quinta da região a produzir o Moscatel de Favaios. Primeira Enoteca Interativa da Europa. Aqui terá um percurso lúdico, dinâmico e interativo, que retrata de uma forma única a história da quinta, modo de vida, usos e costumes, da época ancestral. 

Prova de vinho, com almoço de pratos próprios, típicos e preparados à moda tradicional.

Passagem por Vilarinho de Cotas e paragem no miradouro de Casal de Loivos que oferece uma das mais belas vistas sobre o Douro Vinhateiro. Um panorama deslumbrante de ficar sem palavras!

Almoço: Tradicional duriense na Quinta da Avessada

Jantar e hospedagem: Hotel de charme no Pinhão

Transfer de Pinhão até ao aeroporto do Porto para o regresso a casa.

Inclui

– 4 noites em hotéis de charme e pousadas em quarto duplo com pequeno-almoço incluído
– Almoço (piquenique) dos Dia 2 e Dia 4 de caminhada
– Visita guiada privada em Dia 3 da aldeia de Favaios, padaria tradicional, museu do pão e do vinho de favaios, adega cooperativa de Favaios e da enoteca da Quinta da Avessada, Vilarinho de Cotas
– Almoço tradicional duriense em Dia 3 na Quinta da Avessada
– Jantar no dia da chegada e nos 3 dias do programa
– Transfer Ida/Volta Pinhão / Aeroporto de Porto
– Acompanhamento por um guia (Português, Inglês) experto e apaixonado durante toda a viagem
– Seguro «Acidente de pessoas»

Não Inclui

– O bilhete de avião
– Seguro de viagem / médico / repatriamento
– Extras / gorjetas / Despesas pessoais
– Seguro de cancelamento/Interrupção da estadia/perda de bagagem e assistência.
– Todo o que não está nas inclusões

Pode privatizar esta viagem nas datas à sua escolha, apenas para si e para os seus companheiros de viagem. Para uma viagem privada, o preço depende do número de participantes, da escolha dos hotéis, da data desejada e da duração. Neste caso, recomendamos que entrem em contacto diretamente conosco e teremos todo prazer em conversar consigo sobre os seus desejos.

Em época alta, os nossos guias e os hotéis podem não estar disponíveis. Se desejar a garantia de um guia e dos hotéis da sua escolha, recomendamos que antecipe na medida do possível a sua reserva de programa.

Pontos de interesse:

Pinhão, São Cristóvão do Douro, Provesende, Vilarinho de São Romão, Alijó, Soutelinho, Favaios,Visita da Quinta da Avessada, Visita ao Museu do Pão e do Vinho de Favaios e Visita a uma Padaria Tradicional, miradouro de Casal de Loivos.

Atividades:

Caminhada com enfoque na tradição vitícola e na natureza

Dormida:

4 noites em hotéis de charme e pousadas

Transporte:

Empresa de transporte privado com chofer

O Guia

António e Silvia são os nossos parceiros caminhantes no Vale do Douro. São apaixonados pela natureza, as tradições e a história local. As caminhadas serão repletas de cultura.

Preço para este itinerário: 1 060 € por pessoa
(totalmente adaptável em duração, experiências, tipo de alojamento …)

na base de 4 pessoas:
– 4 noites e 3 dias completos
– Quarto duplo
– Alojamento em hotéis de charme
– Transporte em carro privado
– Pequeno-almoços, almoços incluídos

VIAGEM DE 3 DIAS DE CAMINHADA PELO ALTO DOURO VINHATEIRO | SóPraSi