Promover um destino turisticamente tem muito que se lhe diga.
Depende de quais são os objetivos e valores de cada agência de viagens e operador turístico e quem queremos atrair.
Se procuramos o turismo de massas, vamos querer estar onde toda a gente está. Vamos promover os mesmos locais, as mesmas atividades e nas mesmas épocas. Aqui o objetivo é atrair visitantes a todo o custo.
Acreditamos que é este tipo de turismo que faz com que apenas cerca de 25% do território (neste caso português) seja visitado e conhecido. Assim como a ação de promoção turística passa por caracterizar os atrativos turísticos através de comparações com outros destinos.
Como por exemplo: Aveiro, a Veneza portuguesa; ou Sistelo, o Tibete português; ou Braga, a Roma portuguesa… ou outras comparações que ficam aquém do potencial de cada local.
Não são mais. Não são menos. São simplesmente diferentes.
Ao caracterizarmos estes locais desta forma, estamos a criar uma imagem desajustada daquilo que vão encontrar.
É como a sensação de quando vemos o quadro da Mona Lisa pela primeira vez ao vivo. Passamos uma vida inteira a imaginar um quadro grande, exposto para todos o possam ver.
Mas o que acontece quando o vemos ao vivo? Percebemos que é um quadro pequeno e com muita gente à nossa frente, podendo causar alguma decepção.
Na nossa forma de ver e viver o turismo, estas atribuições podem fazer com que algumas pessoas fiquem insatisfeitas com o que encontram em Portugal. Um país com tantas coisas maravilhosas e que pode e merece ser visitado várias vezes.
Aveiro é muito mais do que os canais da ria de Aveiro.
Sistelo é muito mais do que campos em socalcos.
Braga é muito mais do que arquitetura romana.
Portugal é muito mais do que Porto, Lisboa e Algarve.

Porquê mostrar tão pouco quando podemos mostrar tanto mais?
O setor do turismo contribui entre 8 % a 15 % para o PIB português, fazendo com que Portugal seja o 5.º país do mundo com maior contributo do turismo para a riqueza do país (dados da Secretaria Geral da Economia Portuguesa).
Isto acontece mostrando apenas parte de Portugal. Imagine se estivéssemos a promover mais potencialidades turísticas do país… Além de podermos desenvolver o país economicamente, estamos também a desenvolver a vida das pessoas locais, dando-lhes mais dinheiro para melhorarem a sua qualidade de vida. Também vamos despertar o interesse das gerações mais novas para a preservação de tradições que estão em risco de desaparecer.
Nós, enquanto promotores turísticos, temos um papel fundamental na forma como o mundo vê Portugal e podemos ser agentes da mudança!
Qual a visão dos visitantes sobre Portugal?
- Um país com muito sol
- Um país onde se come bem
- Um país com uma população acolhedora e simpática
Como é que a SóPraSi vê Portugal?
- Um país com uma grande diversidade de paisagens e muito próximas (facilmente vamos da praia à montanha, às planícies ou às vinhas…)
- Um país com inúmeros espaços naturais protegidos pela Comunidade Internacional e pela UNESCO, com uma grande e estonteante beleza
- Um país com mais de 900 km de extensão de costa marítima com uma diversidade de paisagem, com praias de areia fina, falésias de granito, dunas, florestas…
- Um país com uma história bastante rica que nos leva até aos inícios de Portugal e pelos descobrimentos do mundo
- Um país com um património histórico e cultural bastante rico e diverso
- Um país com vilas e aldeias repletas de histórias e cultura
- Um país com regiões desertas, envoltas em natureza, à espera de serem reavivadas
- Um país com uma grande variedade de espécies protegidas ou em risco de extinção em processos de reabilitação que podem ser observadas em meios selvagens
- Um país com uma rica biodiversidade que o torna num destino ideal para os amantes da natureza e entusiastas do trekking
- Um país com inúmeras passagens migratórias de aves e zonas de nidificação, ideais para a observação de aves
- Um país com tradições e ofícios que tentam sobreviver no meio da modernidade Homens e mulheres apaixonados pela sua arte e que trabalham todos os dias para manter vivas as tradições e preservar a riqueza da diversidade de Portugal

Este é O Portugal que lhe queremos mostrar!
Enquanto agentes de turismo, enquanto operadores turísticos, enquanto viajantes, todos podemos ir além do que fazem as massas.
Nós queremos fazer mais, ir além do que se já se vê e faz.
É o que nós queremos mostrar, sem esquecer a preservação da natureza e o bem-estar dos locais.