O outono é época mais colorida do ano!
Os dias minguam, mas a beleza aumenta.
Outono é época de dias bonitos, bagas, sementes, dias frescos e ótimas razões para sair de casa para passear.
Sê bem-vindo, outono!

O que é o outono?
O outono, tal como a primavera, é um equinócio e o seu inicio é marcado no dia em que o dia e a noite têm durações iguais. Normalmente isto acontece, no outono, entre os dias 20 e 23 de outubro, no caso do hemisfério norte, onde Portugal se localiza.
No início da estação, ainda se sente algum calor, mas com o passar dos dias, tornam-se cada vez mais fresco, além das chuvas que começam a surgir (e que tanto precisamos este ano!).
A paisagem ganha nova cores, nova vida. Ainda que, em Portugal, a paisagem esteja coberta de eucaliptos, ainda se vê muitas manchas coloridas quando chega o outono.
Algumas árvores, as de folha caduca, no outono perdem as suas folhas para se prepararem para o inverno. Se ficarem com as suas folhas, gastam muito mais energia durante o inverno. Assim deixam cair as suas folhas voltando a florescer na primavera.
É por isso que as folhas mudam de cor. Estão a “morrer”, mas a paisagem ganhar vida com as belas cores de outono.
Também os dias ficam mais curtos e mais frescos. E há mais apetite para as comidas quentes e de conforto, como os estufados, ou os assados no forno a lenha…
A natureza adapta-se a cada uma das estações, apesar de o verão e o inverno, nos parecerem ser as “estações grandes”, a verdade é que no outono e na primavera, acontecem muitas transformações.

As mudanças na natureza
O outono, para as aves, assinala o fim da época de reprodução e assistimos a uma transição entre as espécies reprodutoras e as espécies invernantes. Algumas espécies de aves, como os andorinhões-pretos (Apus apus), começam as suas migrações para África com o fim do calor e a chegada das primeiras chuvas. Outras, como os abibes (Vanellus vanellus), começam a chegar a Portugal vindas de outras partes da Europa para aqui passarem o inverno num clima mais ameno. Existem ainda outras espécies que apenas são observadas durante a migração outonal, como o papa-moscas-preto (Ficedula hypoleuca), uma pequena ave que se desloca desde os seus territórios de reprodução no Norte até aos territórios de invernada na África central.
O outono traz consigo as chuvas e estas carregam a esperança de um outro grupo de vertebrados, os anfíbios. Com as primeiras chuvas começamos a assistir ao emergir dos anfíbios, como as salamandras-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra), que procuraram refúgio durante o verão quente e seco, e agora estão prontas a procurar massas de água para se reproduzirem. É usual observarmos centenas de anfíbios nas noites chuvosas de outono.
Nas florestas mais a norte podemos observar um dos acontecimentos mais esperado, a brama dos veados-vermelhos (Cervus elaphus). Os machos disputam entre si os melhores territórios e a conquista das fêmeas. Lutando com as suas imponentes hastes, usualmente ganhando o que tem as maiores.
Nesta altura do ano as espécies começam os seus preparativos para o inverno, os gaios (Garrulus glandarius) recolhem bolotas que escondem pela floresta, os esquilos-vermelhos (Sciurus vulgaris) fazem autênticas dispensas de comida, os piscos-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) disputam territórios, os lagartos-d’água (Lacerta schreiberi) começam a procurar refúgio para sobreviverem às temperaturas baixas do inverno, e os estuários enchem-se de aves limícolas, como os maçaricos-de-bico-direito (Limosa limosa), que procuram refúgio e alimento para sobreviverem ao inverno.
A natureza é maravilhosa!
A temperatura que se faz sentir nesta época, apesar de mais frescas, são ótimas para quem gosta de aproveitar a natureza. É mais agradável e permite aproveitar mais tempo fora, sem ter que fugir do calor.
Mas há um pequeno fenómeno que acontece muito frequentemente no outono em Portugal. É o chamado “Verão de São Martinho”. Acontece perto do dia de São Martinho (11 de novembro) e é comum haver uns dias quentes que até fazem lembrar o verão.
Para alguns, visitar Portugal fora do verão é desinteressante, mas não podiam estar mais enganados!
As pessoas que escolhem viajar no outono em Portugal desfrutam de muita beleza. As caminhadas na natureza, os passeios fotográficos ou as saídas para observação de aves, são apenas três exemplos que nos enchem as medidas de cada vez que os fazemos.
Portugal tem muitas surpresas, durante todo o ano!

*Este artigo contou com a colaboração do biólogo Diogo Oliveira