Quando pensa em verão, o que lhe vem à cabeça? Nós pensamos em calor, dias grandes, noites agradáveis de convívios e férias. Há mais dias de sol e até parece que temos mais energia para fazer coisas, para pegar na mala e ir explorar e conhecer o que de melhor Portugal tem para nos oferecer.

O que é o Verão?
Segundo a física, um solstício de verão, no hemisfério norte, onde está Portugal, é quando o Sol atinge a sua maior latitude em relação à linha do Equador. Isto reflete-se no número de horas de dia. No dia em que o Sol atinge este ponto, dia que marca o inicio do verão, é o dia maior do ano, ou seja, é o dia onde temos mais horas de dia. Apesar de não ser sempre no mesmo dia, o solstício de verão acontece entre os dias 20 e 22 de junho, todos os anos.

Como reage a fauna e a flora em Portugal?
Há sempre algo a acontecer debaixo dos nossos narizes e por cima da nossa cabeça.
No verão a flora, de forma geral, já está na fase final da reprodução. Quer isto dizer que nesta altura estão a passar da flor para o fruto e/ou semente. Durante o verão têm que se preparar para a propagação.

Na fauna é onde mais mudanças de comportamento conseguimos encontrar. Todos os grupos reagem de forma diferente.
As aves, se na primavera sobrevoavam as nossas cabeças a todo o gás, no verão temos que acordar bem cedo para as conseguirmos ver cheias de energias. Também elas sentem o calor e reservam-se destes picos de temperatura. A sua atividade tende a diminuir conforme a temperatura vai aumentando ao longo do dia. No verão a época de reprodução já terminou e as aves juvenis já voam sozinhas. Também se inicia a época de preparação para a grande época de migração.
Os anfíbios e os repteis precisam de se esconder do calor. Os anfíbios, se tiverem água, o mais certo é que estejam a fazer a sua metamorfose. O aquecimento da água indica-lhes que está na hora de mudar. Os adultos devem estar enterrados e só saem à noite para se alimentarem, mas as noite também não podem ser muito quentes.
Também os répteis andam escondidos durante o dia e só saem quando a noite chega e as temperaturas baixam. Um dos locais onde se vêem, por exemplo, mais cobras, são as estradas. O alcatrão mantém-se quente em noites frescas, e assim se reúnem as condições perfeitas para estes seres. E é também por isso que de encontram tantas cobras e outros répteis atropelados nas estradas.

Os mamíferos, de todas as classes, são os que estão mais preparados para as diferentes estações. A possibilidade de regulação de temperatura é fundamental. Ainda assim, no verão, também gostam mais das noites

Quem são os animais que mais gostam do verão?
Os insetos!
Estes são os verdadeiros amantes do verão e do calor! É nesta época que vemos mais insetos a voar, nas flores, as libélulas nos cursos de água, mais borboletas… Este é grupo que é mais ativo no verão.
A natureza não pára!
Como é o Verão em Portugal?
Para muitos esta é a época do ano mais aguardada! Talvez porque se tornou numa época de férias, de momentos bons, dias de sol que elevam o bem-estar… uma mão cheia de coisas boas.
Em Portugal, o verão não é igual em todo o território. Falando só de Portugal Continental, as diferenças são tantas… nas zonas mais interiores e montanhosas, as temperaturas são mais altas e o clima é mais seco, só se está bem à sombra. Já no litoral, as temperaturas não são tão altas, apesar de serem altas, o clima é mais húmido e a preferências das pessoas são as praias.
Mas será que não se pode fazer algo mais do que estar à sombra ou na praia?
Claro que sim! Há muitos rios, ribeiros, lagos e lagoas que estão à sua espera, mas não para fazer praia. As praias fluviais são uma opção, claro, mas descobrir estes pontos através de uma caminhada aquática ou através do SUP, é diferente, refrescante e energizante! Também pode conhecer Portugal através da objetiva da sua máquina na companhia dos nossos guias fotógrafos e amantes da natureza. Se, por outro lado, prefere estar menos na natureza, há museus e parques frescos e cheios de informação à sua espera.
Portugal é ótimo em qualquer altura do ano!
Faça sol ou faça chuva, há sempre alguém com um sorriso para o receber.