A paisagem de Portugal continental é diversa e muito rica, de grande importância natural. Existem espécies autóctones, protegidas e tantas raras. Razão pela qual, desde 1976 até hoje, existem 13 parques naturais em Portugal continental. São locais situados em áreas montanhosas, em planaltos, por escarpadas falésias ou, em estuários, que tornam cada um deles singular.
Aqui é a riqueza natural que manda!

O que é um parque natural?
Uma área é considerada Parque Natural quando os seus ecossistemas são naturais ou seminaturais, e onde estes possam necessitar de intervenção humana para serem preservados ao longo do tempo. Esta classificação, apesar de manter estas áreas abertas ao público, permitem assegurar a sua manutenção e sustentabilidade. Esta classificação faz com que estas áreas sejam estudadas e monitorizadas por biólogos e outros profissionais, por forma a estabelecer medidas que promovam a conservação das espécies.
Em Portugal Continental existe 13 Parques Naturais, espalhados de Norte a Sul do país, do litoral até às fronteiras com Espanha. Nenhum parque é igual! Desde a altitude, o tipo de solo, a exposição solar, a proximidade com o mar, a abundância de água, entre tantos outros fatores, fazem com que cada local seja único!
Os parques naturais portugueses:
* Montesinho;
* Douro Internacional;
* Litoral Norte;
* Alvão;
* Serra da Estrela;
* Tejo Internacional;
* Serras de Aire e Candeeiros;
* São Mamede;
* Sintra-Cascais;
* Arrábida;
* Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina;
* Vale do Guadiana;
* Ria Formosa.

Coisas que deve levar para visitar um parque natural
No momento de visitar algum dos parques portugueses deve ter consigo algumas coisas, umas obrigatórias, outras são apenas úteis.
* Chapéu;
* Protetor solar;
* Garrafas de água;
* Barritas energéticas, fruta ou outros alimentos mais facilmente conserváveis;
* Mapa;
* Bússola;
* Papel e caneta;
* Kit primeiros socorros;
* Roupa leve e fresca/térmica (consoante a época do ano);
* Binóculos;
* Calçado de montanha;
* Uma muda de roupa.

Visitar parques naturais permite-nos uma aproximação com o mundo natural, mas também com comunidades locais, já que estes parques estão inseridos também em vilas, aldeias e cidades. A preservação destes locais vai muito além da proteção e conservação de fauna e flora. É também sobre pessoas e tradições.
Explorar um Parque Natural nas férias é uma opção incrível que, quase sempre, une pessoas de garra, vilas bonitas, paisagens inesquecíveis e imenso contacto com a natureza!
Que tal uma road trip pelos parques naturais portugueses?
Fale com a SóPraSi e nós tratamos de tudo!